Quem sou eu

Minha foto
Born To be Wild (Composição: Steppenwolf) Ligue sua moto/ Vá para a estrada em busca da aventura / Não Importa o que aconteça no caminho / Sim querida, faça acontecer / Pegue o mundo num abraço carinhoso / Dispare todas as suas armas ao mesmo tempo e exploda espaço afora / Eu gosto de fumaça e relampago / O estrondo do trovão correndo com o tempo e o sentimento que ele provoca em mim / Sim, querida, faça acontecer / Pegue o mundo num abraço carinhoso / Dispare todas as suas armas ao mesmo tempo e exploda espaço afora / Como um verdadeiro filho da natureza nós nascemos para ser selvagem / podemos escalar tão alto eu nunca quero morrer. Nascido para ser selvagem

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

PASSEIO EM SETE LAGOAS

Neste último domingo foi o meu primeiro passeio com a turma em 2010. E não podia ter sido melhor, foram 22 motos num verdadeiro bonde rumo a Sete Lagoas.

Hoje em dia temos muitos brothers de outros grupos andando com a gente. Neste por exemplo tinha pessoas dos Gladiadores e dos Bodes do asfalto.

Ponto de encontro, tudo pronto, vamo borá então? Hehehehe nada disso, nossa saudável desorganização se fez presente outra vez novamente.
Rubinho e Professor saíram antes do grupo e foram pelo caminho errado, pela estrada antiga passando por Matozinhos e Pedro Leopoldo. Enquanto o bonde seguiu pela BR 040. Eu particularmente não gosto de passar pelo anel rodoviário, devido ao alto numero de caminhões e o trânsito intenso ele é de fato muito perigoso. Mas vamo que vamo!

Estava muito bonito ver o bonde na estrada, uma fila imensa de motos.

Quase chegando em Sete Lagoa demos por falta de 3 motos, Marcelo, Libério e um dos que nos acompanhavam. A espera até que rendeu boas fotos, mas a demora dos 3 chegou a preocupar. Porém logo apareceram e ficamos sabendo que a moto do cara que nos acompanhava havia dado problema. Com tudo em ordem seguimos caminho.

Ao chegarmos em Sete Lagoas é lógico que as atenções se voltaram todas pra nós afinal o bonde era grande. E quando paramos as motos na orla da Lagoa Paulino o pedaço ficou com ares de encontro, motos dos dois lados da rua... ficou bacana.

Na hora de escolher o buteco, eis que ela se faz presente novamente: a saudável desordem da turma. Um pequeno grupo num e o resto no outro...rs

Um, dois, três chopinhos para refrescar e borá.

Neste momento uma parte da turma seguiu para Lagoa Santa para comer um frango assado e outro grupo retornou para BH, meu caso!
Neste grupo estávamos eu, Marcelo, Libério e Gonzaga. Rumamos para um restaurante perto da minha casa e lá almoçamos.

Por fim, o fim. Mais um dia gostoso de muito sol, motos, cerveja e conversa fiada.

Valeu!!!

Até a próxima.

Sobre Sete Lagoas:

É um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Grande pólo industrial, localizado a 70 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade possui cerca de 225.000 habitantes,e se destaca pelo seu desenvolvimento.

HISTORIA
Quando da Febre do ouro, bandeirantes desbravavam o sertão. Por volta de 1667 chegam os primeiros europeus às terras da atual cidade, componentes da bandeira comandada por Fernão Dias, que se tornou o Governador das Esmeraldas. Dez anos depois, fernão já em idade avançada para a época, no auge de seus 60 anos, ainda queria descobrir esmeraldas para o Rei de Portugal. No trajeto de São Paulo até o Grão Mogol, instala-se nos arredores esperando encontrar alguma novidade de grande utilidade. Encontrou então, em um serrote das Sete Lagoas, um minério argentífero. Há indícios de que o serrote citado por alguns historiadores possa ser a Lapa do Chumbo, da Fazenda das Melancias e que foi pesquisada por vários mineralogistas da época, até mesmo pelo Dr. Teófilo Otoni, nome estreitamente ligado aos fatos que marcaram a vida desta comunidade nos primeiros lustros deste século.

Fernão Dias trouxe consigo dois filhos: Garcia Paes que era filho legítimo e José Dias, seu filho natural e criado por si. Este, já cansado de tentar colocar o pai de volta ao seu objetivo inicial, revoltou-se e chefiou uma rebelião. Com a conspiração descoberta, Fernão Dias fez a sentença de que o chefe da rebelião teria que pagar com sua própria vida por seu ato corajoso. José Dias então foi enforcado à vista dos seus companheiros de expedição, que também foram expulsos da bandeira que tentaram prejudicar. Sem lugar, estes expedicionários deixaram o acampamento e vieram acampar às margens do Ribeirão Matadouro, na planície Setelagoana. A várzea do joão Corrêa foi o ponto em que a cidade começou, atualmente conhecido como Bairro da Várzea, o início da grande cidade.

Em 1681, é terminada a bandeira de D. Rodrigo de Castelo Branco, que foi assassinado em Sabará. O local hoje chamado de "Fidalgo", faz parte do município de Pedro Leopoldo e é parte dos componentes desta expedição. Composta de sertanistas e nativos, toma rumo às Sete Lagoas, alojando-se no povoado que nascia. Tribos nômades e pacíficas percorriam a região e sua interação com os novos moradores ocorreu com êxito e naturalidade. As uniões com índias tornou-se comun e fruto dessa união surgia novas famílias que se proloferavam com grande rapidez e respeito.

Em 1700, João Leite da Silva Ortiz, um típico representante da raça do sertanista paulista, filho e Estevão Raposo Bocarro com D. Maria de Abreu Pedroso Leme, sobrinha de Fernão Dias e tataraneta de Brás Cubas, veio para Minas. Os paulistas no século XVIII eram caracterizados pela instabilidade. Não permaneciam em um lugar apenas, estavam sempre à procura de novas e melhores faisquerias, aventuravam-se na procura de novos sertões. Caso típico de Jõao Leite da Silva Ortiz. Em Janeiro de 1711, conquistou a Sesmaria do Cercado. Em 8 de Fevereiro do mesmo ano, conquistou a de Sete Lagoas. Porém João Leite ficou durante poucos anos na posse de sua sesmaria das Sete Lagoas; deixou suas duas conquistas e voltou a São Paulo para organizar sua expedição a Goiás. A Sesmaria de Sete Lagoas foi concedida a Antônio Pinto de Magalhães.

Em 1820 começa o povoamento, quando foi construída a capela de Santo Antônio das Sete Lagoas, existente até os dias atuais e rodeada pela nova, grande e próspera cidade.

O distrito de Sete Lagoas deve sua criação à Lei provincial n.° 211, de 7 de abril de 1841. Em 24 de novembro de 1867, a Lei provincial n.° 1.395 criou o município, com território desmembrado do de Santa Luzia do Rio das Velhas, posteriormente Santa Luzia, ou ainda deste e dos de Sabará e Curvelo. Verificou-se a instalação a 27 de novembro de 1871.

ECONOMIA
Em sua economia, o município conta com diversas empresas e indústrias, que estão concentradas na extração de calcário, mármore, ardósia, argila, areia e na produção de ferro-gusa. A cidade possui um total de 23 empresas siderúrgicas.

Sete Lagoas está despontando como um grande pólo comercial e industrial, aumentando gradativamente sua importância no crescimento do Estado de Minas Gerais.


CULTURA
Parques:
Parque da Cascata
- Além das Sete Lagoas que tornam a cidade um polo de atração turística, na Serra de Santa Helena, a quatro quilômetros do centro, está localizado o Parque da Cascata, numa área de 295 hectares de mata nativa, com reserva de fauna e flora, entremeada de trilhas românticas. Ali foi desenvolvido um amplo projeto turístico do qual constou a implantação de um lago com 450 metros de diâmetro cercado por uma praia artificial e por mata virgem. No interior da mata há uma trilha cimentada que dá acesso a uma cascata com mirante, para que todos possam apreciar sua beleza. Neste local está sendo preservado um santuário ecológico.

Parque Náutico da Boa Vista - Complexo poliesportivo, localizado na Lagoa da Boa Vista, no bairro do mesmo nome, que foi totalmente recuperada, recebendo nova figuração paisagística e ecológica. O Parque Náutico da Boa Vista ocupa uma área de 18 mil metros quadrados e é dotado de toda a infra-estrutura necessária para atender cerca de 8 mil pessoas.

Projeto do arquiteto Gregório Repsold, o parque oferece campos de futebol, pista de bicicross, duas pistas de skate em concreto, quadra poliesportiva, pista de patins, um minizoológico com 20 viveiros, restaurante, três play-ground, quadras de vôlei e peteca, cinco ancoradouros para pedalinhos e barcos e uma ampla praça de eventos com palco.Sua pista de corrida para pedestres e ciclistas,tem 1.630 metros.

Todos os equipamentos do Parque Náutico, que envolveram recursos da ordem de Cr$ 250 milhões em 1.991, contam com rampas de acesso para deficientes físicos. Para transformar o local em ponto de lazer e turismo, foi necessário retirar 13 mil caminhõesde terra da lagoa que estava assoreada e tinha as margens tomadas pelo mato. O Parque Náutico da Boa Vista passou a ser palco de importantes eventos artísticos e esportivos do calendário de Sete Lagoas.


Museus:
Museu Ferroviário
- O museu ferroviário preserva em seu interior várias ferramentas e objetos de época. Na área externa encontram-se em exposição, um antigo vagão de passageiros da extinta RFFSA e duas pequenas locomotivas.

Museu Histórico Municipal - "Ai está a centenária casa. Denominada Fazenda Velha situada à Praça de Santo Antônio, foi construída depois que a Capela de Santo Antônio foi elevada a Matriz. A sua construção foi posterior a 1.841 quando Sete Lagoas ainda era um arraial. Sua destinação para museu histórico é providência mui digna de apreço. Por certo constituirá mais um ponto de atração turística nessa próspera e hospitaleira cidade sertaneja". Dentro dessa destinação histórica, o Museu serve como uma importante fonte de pesquisa para quem quer conhecer a história de Sete Lagoas, possuindo um acervo de informações, muitas vezes, não encontrado em outro lugar algum da cidade.


PONTOS TURISTICOS
Gruta Rei do Mato - A Gruta Rei do Mato fica a 62 quilômetros de Belo Horizonte (MG), pela BR-040, junto ao trevo de acesso a Sete Lagoas, com um desnível de 30 metros, tem 235 metros de extensão e possui tres salões cujas pinturas rupestres, datam de seis mil anos e mostram predominância de figuras monocrômicas e de temática zoofórmica. Suas formações de estalagmite, que são cilíndricas com o diâmetro de aproximadamente 12 pés de altura, segundo os geólogos, são raras no mundo.

Nenhuma gruta brasileira tem em seu interior formações como essas. Diversos órgãos governamentais, ligados ao meio ambiente, participaram do projeto de preservação e aproveitamento turístico da Gruta. Projeto este que demorou mais de dois anos em sua execução. Foi um processo de urbanização e não, simplesmente um processo de acesso e iluminação. Os técnicos e cientistas que fizeram parte do projeto previram o que há de mais moderno em urbanização de grutas.

Na Grutinha, além de pinturas rupestres, feitas com sangue e gordura vegetal, foram encontradas soterradas, ferramentas indígenas petrificadas, em perfeito estado. Nela encontra-se, ainda, uma réplica, em resina, do Xenorhinothericen Bahiense - a macraoquemia - animal herbívoro que habitou Minas, Bahia e sul de São Paulo, há cerca de seis mil anos. O nome do local, se deve ao fato de ter sido ela habitada por um homem solitário, louro, forte e cabeludo, de identidade ignorada, possivelmente fugitivo da Revolução de 30, que foi chamado de "Rei do Mato".

Lagoa Paulino - A Lagoa Paulino, localizada no centro de Sete Lagoas, faz parte do complexo turístico da cidade juntamente com outras seis: Boa Vista, José Félix, Cercadinho, Matadouro, Catarina e da Chácara, tornando Sete Lagoas conhecida como a "Terra das Lagoas Encantadas".

Ao redor desta linda lagoa as pessoas fazem caminhada e se encontram, pois é rodeada de bares e lugares para diversão. Na Alameda Prefeito Euro Andrade, próximo à lagoa, é realizada uma feira de artesanato e comidas típicas. Ela acontece todas as sextas e sábados à noite.

Casarão - Centro Cultural Nhô Quim Drumond - O Centro de Preservação do Folclore, instalado no Casarão, uma construção do século XVIII, veio permitir que a cultura setelagoana seja preservada e é também um espaço destinado às manifestações sócio-culturais e à feira permanente de amostras. Ali,nos fundos, foi construído um anfiteatro com capacidade aproximada para 1.500 pessoas. Aqui se encontram registros do exuberante congado setelagoano, com suas mais de vinte guardas. Dentre essas, guardas fundadas há mais de 100 anos, e uma outra que tem como chefe atual o descendente direto de Chico Rei. Neste Casarão, do século XVIII, as tradições da música, dança e religiosidade mineira são mostradas com autenticidade e beleza.

Cat JK - Situado no centro da cidade, ao lado da Lagoa Paulino e circundado por um espelho d’água, sua construção lembra um pássaro alçando vôo. Tem, defronte, uma estátua de Juscelino cedida à Prefeitura pelo ex-prefeito Sérgio Emílio. O CAT JK - Centro de Apoio ao Turista Presidente Juscelino Kubitschek, inaugurado em 12 de setembro de 1990, serve como ponto de orientação ao turista. Nele funciona uma feira permanente de amostra dos produtos artesanais e industriais do município. Também são expostas obras de artistas setelagoanos. É um espaço aberto eventos cívicos, culturais e esportivos. Assim, entidades públicas, educativas, empresariais de classe e clubes de serviço, têm um espaço para apresentações, solenidades e reuniões.


As duas rotas: ida e volta pela BR 040 e a volta por Lagoa Santa.

Belo Horizonte-MG, ponto de encontro - Cidade Nova.

Belo Horizonte-MG, ponto de encontro - Cidade Nova.

Belo Horizonte-MG, ponto de encontro - Cidade Nova.

A caminho de Sete Lagoas, o bonde na estrada.

A caminho de Sete Lagoas, o bonde na estrada.

A caminho de Sete Lagoas, o bonde na estrada.

Sete Lagoas-MG, e aí Libério quase um galã...

Sete Lagoas-MG

Sete Lagoas-MG

Sete Lagoas-MG

Sete Lagoas-MG

Sete Lagoas-MG, estacionamento do restaurante.

Sete Lagoas-MG, estacionamento do restaurante.

Sete Lagoas-MG, estacionamento do restaurante.



Sete Lagoas-MG, estacionamento do restaurante.

Sete Lagoas-MG, estacionamento do restaurante.


Sete Lagoas-MG, estacionamento do restaurante.

Sete Lagoas-MG, Tartarugas e Gladiadores.

Sete Lagoas-MG

2 comentários:

  1. To gostando de ver 'Selvagem',
    aceita-se garotas no trem?...
    bjos
    Bel

    p.s.: sua barba tá um charme!

    ResponderExcluir
  2. É só você querer que fará parte do bonde...
    Espero você!
    Beijos

    ResponderExcluir